quarta-feira, janeiro 18, 2006

Pai, o burro de carga

Desde o dia nove deste mês que estou novamente apaixonado. A minha filhota é das coisas mais lindas que eu já vi e não me canso de olhar para ela. Mas apenas olhar, e fazer umas festinhas porque as coisas mais complexas estão eternamente reservadas a mães e avós, essas sim, pessoas com muito mais experiência e “know-how” do que os homens, esses “imbecis” que só sabem ver futebol, beber cerveja e dizer coisas parvas. “O que é que eles percebem de crianças?”; “São todos iguais!”; “Não fazem nada de jeito…” A “profissão” de pai, ao contrário da maravilha que muitas pessoas pensam é uma coisa algo ingrata, pois a magia do novo rebento é algo que nos passa um pouco ao lado. Claro que a minha experiência não é muito superior a uma semana, mas todas as coisas que vi durante estes dias, só me ensinaram que o pai está apenas reservado a funções como carregar malas e sacos, montar as cadeiras e outros acessórios no carro e observar a filha, aproveitando para tirar fotografias. Se a bebe chora, o pai não serve para ver o que se passa, uma vez que passados poucos segundos já estão as pessoas todas de volta do bebe e, de preferência, até se empurra o pai porque só está ali a empatar, “raio dos homens”! Se tentamos ficar uns segundos a sós com o novo rebento (que até demonstra gostar muito mais da nossa voz, do que da do resto das pessoas), o mais natural é passados poucos segundos haja duas ou mais pessoas de plantão a olhar para nós. Não sei se é para partilhar o momento, ou se é apenas para verificar se estamos a fazer as coisas como deve ser. Uma pequena festa na cara do bebe pode ser presenteada com um empurrão na mão, uma vez que os pais não percebem nada disto e podem fazer mal aos bebes. As avós é que sabem, mas esquecem-se que já houve casamentos que acabaram precisamente por causa disso. O principal motivo da sua existência passam a ser os filhos e perde-se a relação que é essencial para que um casal se entenda. Perde-se a paixão, perde-se o amor, perde-se o carinho e claro que a culpa… é dos homens! Já me tinham dito que a vida muda completamente, mas eu pensava que o que mudava eram outras coisas...


P.S. – Peço desculpa por não incluir nenhuma foto, mas não me sobraram mãos quando saí carregado da maternidade.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sabes que eu tenho este mau feitio e a mania de discordar de tudo. Na minha vasta experiência de filhos, maridos e ex-maridos uma coisa te garanto: os seres humanos são animais e como qualquer animal a maternidade e a paternidade são instintivas. Caga nessa cena de que só quem já teve é que sabe e afins. Em caso de dúvida o importante é saber que a mãe está contactável... por telefone!
Não precisas de mais nada a não ser a tua esposa e respectiva cria.
Obviamente que todos estarão curiosos para conhece-la mas isso deve durar o tempo de um café e dois dedos de conversa.
Não deves sentir limites quanto ao tratamento da tua própria filha e se apetece agarra-la e nunca mais larga-la... tu mandas! afinal, és o pai ou não?

PS: sabes que as gajas adoram um nadinha mais os pais que as mães? Vai por mim, eu tenho o feitio do meu pai! :)

Lena disse...

Concordo com a Tarita, eu fui e ainda sou louca pelo meu pai, de uma forma que nunca serei pela minha mãe. Deve ser por isso que ela já aprecia tanto a tua voz. Ou então não, afinal a tua voz é apenas irresístivel para todas as gajas...Eu não sou tua filha e gosto :))
Beijo grande

Anónimo disse...

É só para te dizer que apesar deste stress dos últimos dias és um pai exemplar e um maridão, e que tratas a tua filha melhor que ninguém.Estes primeiros dias foram muito cansativos para nós os três mas vão acalmar e nós vamos retomar a nossa vidinha mas agora a três, com a nossa migalhinha.Amo-te muito....

Anónimo disse...

olá amiga acabei de ver pela primeira vez a tua filhota, e confesso que fiquei emocionada com tudo o que está escrito em relação aos vossos sentimentos e ao momento magico que é o nascimento de um filho, quero que saibas que estou muito feliz por voçes, tens uma filha linda, mas ela tambem tem uns pais maravilhosos. muitos beijinhos desta vossa sempre amiga Ana Viegas

Anónimo disse...

Desculpa só agora ter tido tempo para te dar uma palavrinha de APOIO.
Sabes André, contínuo a achar que mesmo assim nos conhecemos muito pouco - Ninguém conhece muito bem ninguém. Mas uma coisa eu tenho a certeza...tu vais ser um pai igual ao que eu tenho e um dia vais ouvir o mesmo que eu lhe costumo dizer:
PAI... AMO-TE MUITO!!!
Acredita em ti como de costume e mostra-lhes como é!!!
BEIJOKAS PARA A FAMÍLIA MENDES

PS - A Princezinha está cada vez mais LINDAÇA!!!

André Mendes disse...

Sim, e tem também umas excelentes cordas vocais. Quando lhe dá para berrar, é díficil conseguir pará-la, uma vez que ela esquece-se que ainda não sabe falar e explicar aquilo que está a sentir... No entanto, que belas cordas vocais e que pulmões excelentes!